Surgimento do Secretariado Executivo

Sendo a terceira profissão que mais cresce no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Secretariado Executivo vem chamando atenção e tomando espaço no mercado de trabalho. Uma profissão que está em constante desenvolvimento e exige que os profissionais estejam preparados para tal tarefa e para isso muitas universidades tem oferecido o curso de Secretariado Executivo. A atuação desse profissional é regulamentada pela Lei Nº 7.377, de 30/09/1985, e pela Lei Nº 9.261, de 11/01/1996.

Estima-se que essa profissão tenha surgido ainda nas Civilizações antigas, com as atividades dos escribas, passando por uma escala de evolução ao longo dos anos. Com a Revolução Industrial criou-se exigências nas funções de assessoria administrativa, consolidando assim o papel do Secretário.

No Brasil, a profissão acompanhou o ambiente empresarial, com a chegada das multinacionais, foram executadas algumas técnicas de datilografia, taquigrafia, organização de arquivos e atendimentos telefônicos. A profissão foi regulamentada em 1985, alguns anos após a criação do primeiro curso superior de Secretariado Executivo no Brasil em 1969.

Comente (será moderado)